Home » Regional Activity » China en 2016

China en 2016

A crescente alegria dos Chineses na fé cristã contraria desde há anos uma crescente política religiosa restritiva do Governo chinês. Não é só a Igreja que sofre com a neutralização da liberdade religiosa, mas também organizações estrangeiras receiam que a sua cooperação com as Igrejas seja dificultada no terreno. Apesar disso, também em 2016 pudemos dar continuidade aos nossos projetos de ajuda na China.

Ainda no tempo da Revolução Cultural na década de 60, as igrejas, especialmente a Igreja Católica, foram consideradas forças contrarrevolucionárias. Graças a Deus, esses tempos já passaram. Mas a liberdade religiosa na China ainda hoje se encontra numa situação difícil. As Igrejas Cristãs estão a ganhar terreno em todo este país. Hoje em dia, segundo algumas estimativas, existem na China até mais cristãos do que membros do Partido Comunista.

Missa dominical na catedral.
Missa dominical na catedral.

Em muitas comunidades, experimentamos a alegria, confiança e energia com que os chineses praticam a Fé cristã. As Missas de Páscoa e de Natal estiveram em 2016 novamente sobrelotadas. Sobretudo para os fiéis jovens, como menos de 40 anos, a Igreja possui uma grande força atrativa, como evidenciado pela participação ativa em peregrinações e ações para o Ano da Misericórdia.

» Muitos subsídios foram utilizados para a formação contínua de religiosas. «

Em contradição com o entusiasmo dos fiéis, está a política de isolamento e regulamentação da vida religiosa pelo Governo chinês. Os esforços de sinização da Igreja Católica pelos líderes do partido são incalculáveis. O presidente Xi Jinping em Abril de 2016, num discurso programático sobre a política religiosa, realçou que era importante as religiões no país adaptarem-se “ativamente” à sociedade socialista.

La Iglesia sufre el debilitamiento de la libertad religiosa.
La Iglesia sufre el debilitamiento de la libertad religiosa.

Mas apesar disso, em 2016 a ACN conseguiu avançar com muitos projetos na China. Após décadas de isolamento, a Igreja na China tem necessidade especialmente de formação. O número máximo de subsídios destinou-se, por isso, a estudos, especialmente de formação contínua para religiosas.

Hoy en día, según algunas estimaciones, hay incluso más cristianos que miembros del Partido Comunista en China.
Hoy en día, según algunas estimaciones, hay incluso más cristianos que miembros del Partido Comunista en China.

Mesmo que o nosso apoio a projetos de construção de igrejas na China tenha diminuído um pouco, isso é mais uma coincidência e deve-se à nossa política de financiamento. Um templo pronto ou um noviciado reabilitado são saudados pelos fiéis sempre com grande alegria e orações de ação de graças.

Número de proyectos en 2016

72

64

Tipo de proyectos en 2016

9

3

35

1

1

2

4

4

5

Don't miss the latest updates!

Islas Salomón en 2020

Islas Salomón es un grupo de islas del Pacífico Sur…

Europa del Norte en 2020

En los países del norte de Europa con excepción de…

Europa 2021

En Europa, es sobre todo en los países del antiguo…

Líbano en 2020

El Líbano ha sido elogiado frecuentemente por ser la Suiza…

Argentina en 2020

Con una superficie de unos 2,8 millones de km², Argentina…

Bolivia en 2020

Bolivia ha sido considerado durante largo tiempo el país más…

Papúa Nueva Guinea

Papúa Nueva Guinea tiene unos 8 millones de habitantes. La…

Sri Lanka en 2019

Alrededor de un 70% de los 21 millones de habitantes…

Filipinas en 2020

Filipinas es el único país de Asia mayoritariamente cristiano. Más…

Related projects from China en 2016

Related projects

Europa

La ayuda de ACN a la Iglesia en Europa en 2023 estuvo marcada decisivamente por la guerra en Ucrania. En el segundo año de guerra, nuestra organización siguió apoyando enormemente...

Islas Salomón en 2020

Islas Salomón es un grupo de islas del Pacífico Sur situado unos 720 kilómetros al este de Nueva Guinea. El aumento del nivel del mar amenaza la existencia de muchas...

Europa del Norte en 2020

En los países del norte de Europa con excepción de Lituania, los católicos constituyen una minoría muy pequeña. Por eso la Iglesia a menudo no tiene los medios necesarios para...