Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo 2023
Relatório publicado pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre.
O relatório de 2023 é a 16.ª edição do Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, produzido de dois em dois anos. O relatório é publicado em inglês, francês, alemão, italiano, português e espanhol.
Créditos:
Editora e Editora-Chefe: Marcela Szymanski
Presidente do Comité Editorial e Editor Sénior: Mark von Riedemann
Comité Editorial: José Luis Bazán, Roger Kiska, Maria Lozano, Irmina Nockiewicz, John Pontifex, Carla Diez de Rivera
Editores Regionais: Paulina Eyzaguirre, Roger Kiska, Mark von Riedemann
Assistentes Editoriais: Vanessa Bartelt, Ravi Jay Gunnoo, William Hirst, Irmina Nockiewicz, Pierre Rossi
Autores: Daisy An, José Luis Bazán, Pamela Chavez, Marissa Eckelkamp, Madeleine Enzlberger, Pamela Paulina Eyzaguirre, Roger Kiska, Robert Lalonde, Maria Lozano, Raquel Martin, Conn McNally, John Newton, Huan Nguyen, Irmina Nockiewicz, Chris Ostertag, Maurits Potappel, Xavier Pereira, Marta Petrosillo, John Pontifex, F. Borba Ribeiro Neto, José Carlos Rodriguez Soto, Benedict Rogers, Andrew Scarafile, Chiara Verna
Tradutores: Ravi Jay Gunnoo, Philippe Joas, Mercedes Lucini, Shahid Mobeen, Pierre Rossi, Sofia Söndergaard, Wort-Wahl Team
Design da versão impressa:
Design da capa: João Sotomayor (Portugal)
Design gráfico: Michał Banach (Polónia)
Design da versão digital:
Sítio Web e CMS: Boldare
Copyright e citações:
Consultar os créditos de cada fotografia. Salvo especificação em contrário, todo o material é livre de ser citado, creditando-o da seguinte forma: "Religious Freedom in the World Report 2023", Aid to the Church in Need International, June 2023.
https://acninternational.org/religiousfreedomreport
Renúncia de responsabilidade:
Foram feitos todos os esforços para assegurar que os mais altos padrões editoriais possíveis sejam cumpridos na produção do Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo. No entanto, ao apresentar o relatório, a Fundação AIS reconhece que não poderia verificar independentemente e sem excepção todas as informações aqui contidas. O relatório recorre a múltiplas fontes e apresenta estudos de caso com o objectivo de esclarecer a natureza e gravidade das violações da liberdade religiosa. Deve ter-se o cuidado de não atribuir significado indevido aos casos seleccionados. Estes são apresentados como exemplos que ilustram a natureza da situação relativa à liberdade religiosa. Em muitos casos, outros exemplos seriam igualmente suficientes. As perspectivas ou opiniões expressas não são necessariamente as da Fundação AIS, mas as dos envolvidos na compilação dos vários documentos contidos no relatório.
Salvo especificação em contrário, todos os dados dos países, demografia religiosa e PIB per capita (PPC ajustada, para permitir a comparação entre países) provêm das últimas informações disponíveis em: Todd M. Johnson e Brian J. Grim, eds. World Religion Database (Leiden/Boston: Brill, 2020), www.worldreligiondatabase.org. Os números do índice GINI são os mais recentes disponíveis em www.databank.worldbank.org. Um indicador GINI mede a desigualdade na distribuição do rendimento e do consumo, um índice Gini de 0 representa uma perfeita igualdade, enquanto um índice de 100 implica uma perfeita desigualdade.