Situação Em todo o mundo

Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo 2023

Situação Em todo o mundo

Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo 2023

one
four
A PESSOA HUMANA TEM DIREITO À LIBERDADE RELIGIOSA.
Dignitatis Humanae

Tem uma visão completa da liberdade religiosa?

two
five
three
Vídeo Liberdade Religiosa 2023
six

Tem uma visão completa da liberdade religiosa?

Desde 1999, a Ajuda à Igreja que Sofre (Fundação AIS) tem vindo a publicar o Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo, uma visão global que analisa a situação deste direito humano fundamental para todas as tradições religiosas. Publicado de dois em dois anos, o relatório apresenta os incidentes recolhidos durante o período de dois anos, mostrando os países onde as pessoas podem escolher livremente e expressar publicamente a sua fé sem serem discriminadas, oprimidas ou perseguidas.
Todo o ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular. (#Artigo 18, Declaração Universal dos Direitos Humanos).
Situação Em todo o mundo

O Relatório sobre Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países, tem cerca de 900 páginas e é publicado em seis línguas. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial. Os outros relatórios são publicados pelo Pew Research Center, pelo Departamento de Estado norte-americano e pela Comissão Americana da Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF). O Relatório da Fundação AIS é o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.
Map
Report book

O Relatório 2023 sobre Liberdade Religiosa no Mundo

Report book

Principais conclusões:

No contexto de um clima global tenso, afectado pelas consequências da pandemia de COVID-19, pelas consequências da guerra na Ucrânia, pelas preocupações militares e económicas em torno do Mar do Sul da China e pelo rápido aumento do custo de vida a nível mundial, a liberdade religiosa foi violada em países onde vivem mais de 4,9 mil milhões de pessoas. Consideramos 61 países onde os cidadãos enfrentaram graves violações da liberdade religiosa.
A categoria vermelha, que denota a existência de perseguição, inclui 28 países que albergam cerca de 4,03 mil milhões de pessoas que, no seu conjunto, constituem mais de metade (51,6%) da população mundial. Destes 28 países. # A categoria laranja, que denota a existência de discriminação, inclui 33 países, onde vivem quase 853 milhões de pessoas. A situação piorou em 13 destes países.