SOBRE A CAMPANHA

O principal objectivo da iniciativa é mostrar que a oração confiante das crianças atinge, como uma flecha, directamente o coração de Deus e, por isso, tem um poder muito grande. Assim, o terço rezado pelas crianças pela paz e a unidade nas famílias no país e no mundo inteiro é realmente eficaz.

COMO COMEÇOU A CAMPANHA?

A ideia desta campanha surgiu em 2005 num santuário em Caracas, a capital da Venezuela. Enquanto um grupo de crianças estava a rezar o terço, algumas mulheres presentes fizeram uma profunda experiência da presença de Nossa Senhora. Uma delas pensou imediatamente na promessa do Padre Pio: “Quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo irá mudar.” E é exactamente disso que se trata: ter fé no poder das orações infantis. Afinal, Jesus ensina-nos “Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu” (Mt 18,3).

Nos últimos anos, centenas de milhares de crianças participaram nesta iniciativa e recebemos muitos testemunhos impressionantes de todo o mundo. Não só a alegria de ver as crianças a rezar foi um acontecimento extraordinário, mas também muitos colaboradores ficaram eles próprios tocados pela graça da oração e começaram a dar ao terço um lugar permanente nas suas vidas.

Porque 18 de Outubro?

Outubro é tradicionalmente o mês do Rosário e o dia 18 é a Festa de São Lucas, o Evangelista. Ele contou-nos a história de Jesus e, segundo a tradição, está perto de Nossa Senhora, a Mãe de Deus. Portanto, a data é apropriada.

PORQUE É QUE A AJUDA À IGREJA QUE SOFRE SE ENVOLVEU NESTA CAMPANHA?

A Fundação AIS não é apenas uma instituição de ajuda pastoral, mas também uma comunidade de oração. A Nossa Senhora de Fátima disse aos Pastorinhos “Rezem o terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.” O trabalho diário realizado pela AIS em 149 países, permite à organização ver em primeira mão o quanto os Cristãos e o mundo inteiro sofrem dos efeitos do terrorismo e da guerra. Só Deus pode trazer a paz. Podemos desempenhar um papel activo através do nosso trabalho, mas acima de tudo através das nossas orações.

O SIGNIFICADO DO TERÇO

O Santo Papa João Paulo II escreveu na sua Carta Apostólica sobre o Rosário: “O Rosário é, por natureza, uma oração orientada para a paz, precisamente porque consiste na contemplação de Cristo, Príncipe da paz e «nossa paz» (Ef 2, 14) […] Depois, o Rosário é oração de paz também pelos frutos de caridade que produz […] Pelas suas características de petição insistente e comunitária, em sintonia com o convite de Cristo para «orar sempre, sem desfalecer» (Lc 18, 1), aquele permite-nos esperar que, também hoje, se possa vencer uma “batalha” tão difícil como é a da paz.” (RVM 40)