Mais de 2.000 famílias no Vale dos Cristãos precisam de alimentos, roupa, abrigo, combustível para o aquecimento, medicamentos, educação e assistência espiritual. Com o seu donativo, procuramos satisfazer estas necessidades básicas.
Prometemos apoiar 12 projectos de Ajuda de Emergência. Ainda nos faltam 979.371.00€.
A guerra civil na Síria fez dos Sírios a maior população deslocada à força no mundo, com 13 milhões de deslocados no final de 2018, de acordo com o ACNUR. Mais de 5 milhões de pessoas abandonaram a Síria e procuraram refúgio no Líbano, onde mais de 70% vive agora abaixo do limiar da pobreza. A dura realidade para muitas pessoas deslocadas e refugiados cristãos é o facto de o seu dia a dia ser uma luta pela sobrevivência. Estão dependentes da Igreja não apenas para o apoio espiritual e psicológico, mas também para o apoio material. Desde 2012, os Missionários de São Paulo gerem um programa de emergência com a ajuda de voluntários que também abandonaram a sua cidade natal devido aos conflitos. Muitos destes jovens, em vez de abandonar o país, decidiram ficar e apoiar os outros. Mais de 1.800 famílias no Vale dos Cristãos contam com o nosso apoio para as suas despesas mensais.
Issam Ahwesh, jovem sírio de 22 anos, estudante de Engenharia Informática
“Graças à ajuda que recebi da ACN, não tive de desistir de estudar.”
Rafic Assi, jovem sírio.
“A guerra ajudou-me a perceber que os bens materiais não são assim tão importantes. Os jovens de todo o mundo deveriam sentir-se gratos por poderem viver em paz. Não imaginávamos que a nossa vida viria a mudar tanto. Mas não perdemos a esperança!”
Este ano, 17.806 crianças em toda a Síria vão estar à espera de um presente de Natal. A Irmã Annie Demerjian, de Alepo, ofereceu roupas, feita por donas de casa cristãs, e pequenos presentes. Com a sua ajuda, poderemos oferecê-los.
Em Alepo, mais de 3.000 crianças dependem do projecto Uma Gota de Leite, que todos os meses distribui leite às crianças dos 0 aos 10 anos. Com a sua ajuda, poderemos continuar este projecto no próximo ano.
São 11.5 milhões de sírios, incluindo 5 milhões de crianças, que não têm acesso a cuidados de saúde. Os embargos e as sanções agravam a situação. Com a sua ajuda, poderemos apoiar o centro de saúde em Lataquia.
Como uma Fundação Pontifícia, a Fundação AIS pode agir em nome da Igreja.
“Convido-vos a todos, juntamente com a AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
Fundação AIS
Ajuda à Igreja Que Sofre
Rua Prof. Orlando Ribeiro, 5 D, 1600-796
Lisboa, Portugal
Tel: +351 217544000