Ajude a reconstruir uma comunidade no Iraque

Após a ocupação do ISIS na Planície de Nínive, 363 propriedades da Igreja foram danificadas ou destruídas e mais de 12.970 lares cristãos foram danificados. A sua ajuda irá permitir a execução do plano de reconstrução e o regresso das famílias. 

Prometemos ajudar 131 projectos de Construção. Ainda nos faltam 3,543,331.48€.

Compartilhar
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Muitas pessoas abandonaram a Planície de Nínive em 2014, quando o ISIS ocupou a região. Após a sua libertação, as comunidades locais demoraram dois anos até começarem a recuperar. Os que ousaram regressar tiveram de enfrentar a destruição da sua terra natal. Cerca de 435 famílias já regressaram a Karamlesh e das 750 casas cristãs que foram destruídas, até ao momento já foram reconstruídas 382. Ainda há muito trabalho a ser feito. “Não sabemos se todas as famílias vão regressar à Planície de Nínive, mas temos de preservar a nossa identidade e história, para o bem das crianças da diáspora. A nossa presença duradoura aqui não será comprometida”, afirmou o Pe. Thabet Yousif. Durante a ocupação, 130 propriedades da Igreja na região foram destruídas ou danificadas. O renascimento da vida da Igreja é uma maneira de encorajar os fiéis e incentivá-los a reconstruir a sua vida. Apoiar a construção e reconstrução das propriedades da Igreja não é apenas renovar os edifícios, mas as próprias comunidades.

TESTEMUNHOS

Pe. Thabet Yousif de Karamlesh, no Iraque.

“O ISIS pensou que tinha destruído a Igreja e exterminado a presença cristã na Planície de Nínive quando queimaram as igrejas, partiram as cruzes e destruíram os ícones. De facto, eles trouxeram a destruição, mas a fonte da criação e da vitória está em Cristo, na cruz. Essa é a nossa fé.”

Pe. Adday Bababa de Karamlesh, no Iraque

“A nossa aldeia é a nossa casa. Guarda as vozes dos nossos pais, avós e bisavós que aqui viveram. A nossa aldeia é um dom para nós. Agora que temos a possibilidade de a reconstruir, devemos valorizá-la mais do que nunca.”

Se este projeto já estiver financiado, sua doação será usada para apoiar outros cristãos necessitados, por exemplo:

A comunidade católica de Agartala reúne-se para rezar e celebrar a Missa numa capela com paredes de barro que deixa entrar água na estação das chuvas. A sua contribuição irá ajudá-los a ter condições para viverem a sua fé.

O carisma da congregação contemplativa Irmãs de Jesus Eucarístico é a adoração perpétua. Do seu convento de clausura no Benim, elas intercedem por todo o mundo. Com a sua contribuição, poderemos apoiar a renovação do seu convento.

A Eritreia é um país pobre que luta para recuperar da guerra com a Etiópia. As religiosas chegaram como missionárias há 80 anos para proporcionar uma boa educação cristã às jovens. Com a sua ajuda, poderemos apoiar a construção de uma casa muito necessária para as Irmãs.

Como uma Fundação Pontifícia, a Fundação AIS pode agir em nome da Igreja.

“Convido-vos a todos, juntamente com a AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”

Contacto

Fundação AIS
Ajuda à Igreja Que Sofre
Rua Prof. Orlando Ribeiro, 5 D, 1600-796
Lisboa, Portugal
Tel: +351 217544000

Copyright: ACN Aid to the Church in Need International
ACN – Aid to the Church in Need gGmbH, HRB 8446 is non-profit organization officially registered in Germany and audited internationally by KPMG.